segunda-feira, 9 de março de 2015

Spot do Fim de Semana... Ponta do Ouro!

6h15 de Sábado. Despertador toca...
Malas feitas no dia anterior à noite, pequeno almoço tomado a correr, e lá vamos nós.

A Ponta do Ouro é uma povoação que fica muito pertinho da fronteira com a África do Sul,  fica sensivelmente a 3 horas de caminho de Maputo.
Para lá chegarmos, temos duas hipóteses: a primeira é apanhar o ferry em Maputo até Catembe, são cerca de 15 minutos de viagem, e daí seguirmos de carro até lá. A outra hipótese é dares uma volta maior e ires sempre por terra, como em Portugal podes ir para a Troia no ferry ou ir dar a volta pela autoestrada.
Agora vocês pensam "ah que giro, têm ferries e caminho para lá, podes la ir muitas vezes"..
Errado! hehehe
A aventura começa logo no caminho para lá.
Chegámos à fila para o ferry, só há um, deviam ser 7h, tínhamos mais de 50 carros à nossa frente. Passado 1h30, eram 8h30, ainda tínhamos cerca de 25 carros à nossa frente. Cada viagem leva no máximo 20 carros, e foi aí que resolvemos ir dar a volta por terra. Sim, por terra, estão a ver as autoestradas e as estradas nacionais que estamos habituados certo...? Esqueçam. Esqueçam tudo. Foram uns 110km sem um bocadinho de alcatrão.
Mas lá fomos nós.
É uma viagem digamos, com muiiita (muita mesmo) emoção. :)
Ficam algumas fotos do caminho:







Com esta brincadeira toda chegámos (finalmente) à Ponta do Ouro por volta das 13h30, assim que fizemos o check in no lodge, foi vestir o fato de banho, e.. praia!!
Ficámos no lodge Kaya Kweru, podem visitar a página deles em http://www.kaya-kweru.co.za/.
Muito simpáticos, pertinho da praia, os quartos não são nada de especial, têm ar condicionado, que num país destes é essencial, e deu perfeitamente para passar uma noite.
Pelo que vimos os lodges são todos mais ou menos a mesma coisa, pertinhos da praia, e a maioria, se não todos, de Sul Africanos.


Os miúdos todos contentes.





O nosso lodge tinha piscina, e ainda dei um mergulho depois da praia. :)
 
No sábado ainda demos uma voltinha pela aldeia, tem o comércio local habitual e também umas lojinhas de uns Sul Africanos com coisas giras.











No final do dia fomos beber uma caipirinha (fomos beber, que é como quem diz, eu é que bebi, hehehe) a um bar muito nice com uma vista brutal.










No domingo foi o melhor dia em termos de praia, no sábado fomos para uma zona da praia em que o mar era mais picado e confesso que tinha ficado um bocado chateada porque com o calor que estava e sem poder dar mergulhos era uma grande "chatice".
Mas, como estava a contar, no domingo descobrimos "o" spot da praia!
Fazia um género de uma lagoa, não havia cá ondas a lembrar o Guincho, foi muito bom!




Comprei uns óculos a um senhor que disse que o pai era Madeirense e a mãe Açoriana! Ganhou logo!




A miúda a preparar-se para o escaldão.





Ainda fizemos um amigo, um labrador espetacular, que fez uma coisa que eu nunca tinha visto um cão fazer... pescou um peixe!! Já não consegui apanhá-lo de peixe na boca, mas ainda esteve um bocadinho ao pé de nós e tirei-lhe umas fotos, vejam lá o giraço:




Coisa fofa. Tinha-o trazido comigo.

Infelizmente tudo o que é bom acaba rápido, voltamos para casa ao final da tarde, desta vez decidimos regressar de ferry, estivemos cerca de duas horas na fila... chegamos a casa cansadíssimos e com um escaldão, nem com SPF30 me safo!!

Resumindo, adorei!! A praia, o mar, o tempo compensa a viagem, portanto quem me quiser vir visitar, é um dos sítios a ir, sem dúvida!!

Em Abril temos um fim de semana prolongado antes da viagem para Portugal... Me aguardem!!

Beijinhos e até já!








1 comentário: