Faz hoje dois meses estava no Aeroporto de Istambul, à espera do avião que nos levaria até Joanesburgo, e daí apanharíamos outro avião (finalmente) até Maputo.
O cansaço era grande (tínhamos saído de Lisboa por volta das 10h), mas a vontade de chegar ao nosso novo país era maior, em quase 12 horas de viagem devo ter dormido umas 2 horas, se tanto. Sou daquelas pessoas que quando está ansiosa não prega olho.
Estivemos 7 horas no Aeroporto de Istambul, que deu perfeitamente para ver os corredores todos dos perfumes, maquilhagens, bolsas, de uma ponta à outra, e aquilo é enorme. Claro me despedi dos euros na Victoria's Secret (baba), e depois foi sair de um país em que estava a nevar e estavam -2 graus para aterrar noutro que já estavam cerca de 30º...
Em Joanesburgo foi tudo muito rápido, tão rápido que íamos perdendo o avião para Maputo (filmes).
E depois de mais de 24h em aviões e aeroportos, finalmente... Maputo.
Maputo é... é África. O que eu quero dizer com isto é que é totalmente diferente de Portugal.
Com o tempo e com o que irei aqui tentar "relatar" quem me estiver a ler perceberá o que quero dizer com isto.
Em 2013 vim cá passar 3 semanas de férias e já fiquei com uma pequena ideia do panorama de cá, e agora com 2 meses a viver cá não tenho dúvidas, na minha opinião, que vale o que vale, é um país em que ou tens noção que estás em África, e o aceitas tal como ele é, adaptas-te e o adoras, ou então não. E não conseguir ter essa noção, faz com que não consigas ver a essência deste país e aí é muito difícil adaptares-te a gostares dele... E consequência disso? Não aproveitas o que o país tem de melhor.
Sim, o transito é caótico, há miúdos descalços no meio da rua, as coisas demoram muito, entre outras coisas, tem um lado mau, claro, tudo tem.
Mas também tens um clima brutal, tens um povo super querido, tens muidos a vender fruta na rua, fruta, flores, tudo o que possas imaginar. Tens paisagens lindas, tens toda uma cultura nova por descobrir.
Podia estar aqui horas a escrever sobre Moçambique. Aliás sobre uma pequena parte de Moçambique, não conheço Moçambique. Conheço Maputo. Muito pouco fora de Maputo.
Foi para isso que resolvi criar esta página.
Não vejo isto como um blog, vejo mais como um diário, como aqueles que tinha quando era miúda em que escrevia o que me apetecia.
Cheguei aos dois meses fora de Casa, estou a criar outra Casa, noutro país, noutro continente.
Tenho tentado absorver tudo o que este país me tem mostrado, e para um dia mais tarde poder "viver" novamente esta aventura, senti necessidade de escrever. Depositar tudo o que tenho vivido neste país.
Até já. :)
Sem comentários:
Enviar um comentário